UMA POR DIA


Muita tranqüilidade e emoção no “Céu de Brasília”, por Hamilton de Holanda by umapordia
maio 11, 2009, 8:00 am
Filed under: Música do dia

Amigos, hoje a semana começa na maior tranqüilidade, mas cheia de emoção. Vou botar um som do Hamilton de Holanda, o grande bandolinista de Brasília, radicado há alguns ano no Rio. Hamilton é um virtuoso, algo impressionante, mas o som que vou colocar é de um Hamilton bem intimista, no auge de seus poderes melódicos. A música é a belíssima versão (uma balada de jazz) para o clássico “Céu de Brasília”, de Toninho Horta e Fernando Brant, que Hamilton gravou –acompanhado de Daniel Santiago no violão, André Vasconcellos no baixo e Márcio Bahia na bateria– no álbum Música das Nuvens e do Chão, de 2006. Depois disso Hamilton já gravou diversos discos, entre eles dois excelentes com seu quinteto Brasilianos (com o acréscimo de Gabriel Grossi na gaita) e um álbum fenomenal com André Mehmari, mas escolhi o “Céu de Brasília” por todo o carinho que tenho por essa música. Valeu, e escutem a pérola aqui!

Amigos, hoy la semana empieza con gran tranquilidad, pero llena de emoción. Voy a poner un tema de Hamilton de Holanda, el gran mandolinista de Brasília, radicado hace unos años en Rio. Hamilton es un virtuoso, algo impresionante, pero el tema que voy a poner es de un Hamilton bien intimista, en auge de sus poderes melódicos. El tema es la bellisima versión (una balada de jazz) para el clásico “Céu de Brasília” (Cielo de Brasília), de Toninho Horta y Fernando Brant, que Hamilton grabó –acompañado de Daniel Santiago en la guitarra, André Vasconcellos en el bajo y Márcio Bahia en la bateria– en el disco álbun Música das Nuvens e do Chão, de 2006. Depois de eso Hamilton grabó ya varios otros discos, entre ellos dos excelentes con su quinteto Brasilianos (con el acrescimo de Gabriel Grossi en la gaita) y un álbun fenomenal con André Mehmari, pero elegi el “Céu de Brasília” por todo el cariño que tengo por ese tema. Valeu, y escuchen la perla acá!

Site de Hamilton de Holanda

Anúncios

4 Comentários so far
Deixe um comentário

“Música das Nuvens e do Chão” é um “must” em qualquer acervo instrumental que se preze. O músico alia técnica com expressão. Essa é a estatura ideal de qualquer instrumentista. Quando nossos exímios artistas vão deixar um pouco de lado o exibicionismo puramente virtuosístico para privilegiar a interpretação? Hamilton de Holanda naquele álbum atinge esse nível de equilíbrio com perfeição. A acrobacias com cordas e teclas prefiro o silêncio. E, ainda, melhor do que o silêncio, apenas João. Obrigado, bom Carlos. Abraço saudoso, S.

Comentário por Sarkis

Caro Sarkis, que bom receber um comentário assim de manhã. O “Música…” é realmente um disco impecável. Difícil o equilíbrio do Hamilton, às vezes ele consegue, às vezes passa da conta, mas a verdade é que admiro muito o que o cara faz. Acho que mesmo nos momentos mais virtuosisticos o que ele toca faz sentido. Bom, e tem esse pessoal todo de Brasília que toca com ele, sem comentários… Entre a tradição do choro e a influência profunda de gente como Hermeto e Guinga, esse pessoal faz um som admirável. Abração, Carlos

Comentário por umapordia

Muy bueno!

Comentário por Fernando Pedrosa

Fernando, que bueno verte acá! Que bueno que finalmente descubriste que umapordia no es un sitio porno jejeje. Te mando un abrazo fuerte, gran amigo! Carlos

Comentário por umapordia




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: