UMA POR DIA


Pra começar o carnaval, as duas marchinhas preferidas do blog by umapordia
fevereiro 20, 2009, 12:00 am
Filed under: Música do dia | Tags: ,

Amigos, continuando com a onda “duas por dia” hehe deste pré-carnaval, hoje vou botar as duas marchinhas preferidas do UMAPORDIA: “Mascara Negra”, do Zé Keti, e “Baile dos Mascarados”, do Chico Buarque. Coisa linda, tô só pensando que hoje, no Bip-Bip, a galera vai se emocionar, como todos os anos, quando entoar o “Baile dos Mascarados”… E também penso em todos os blocos em que, quando rolar a “Mascara Negra”, a galera vai cantar e delirar na hora que vier o refrão, com aquele arranjo  “afrevado” (já um clássico) que faz todo o mundo pular feito doido. Êta… curtam aí! O “Baile…” saiu no segundo disco do Chico, o Chico Buarque de Hollanda Vol. 2, de 1967, e a “Mascara…” foi composta para o Carnaval de 1967 (que ano bom!). A versão de hoje é a do próprio Zé Keti. (Não consegui confirmar, mas fiquei com a impressão de que essa gravação não chegou a sair em nenhum álbum propriamente dito, mas sim em diversas coletâneas. Se alguém tiver informação mais precisa, avise por favor.) Bom, é isso aí, galera, aproveitem o carnaval!! O UMAPORDIA volta depois da festa de Momo, ok? Salve o Cordão Umbilical e o Eu Acho É Pouco!! Abração pra todos! Escute a pérola de Zé Keti aqui e a de Chico Buarque aqui!

Amigos, siguiendo con la onda “dos por dia” hehe de este pre-carnaval, hoy voy a poner las dos marchinhas preferidas de UMAPORDIA: “Mascara Negra”, de Zé Keti, y “Baile dos Mascarados”, de Chico Buarque. Cosa linda, estoy solo pensando que hoy, en el Bip-Bip, la gente se vá a emocionar, como todos los años, cuando suene el “Baile dos Mascarados”. Y tambien pienso en todos los blocos (comparsas) en que, cuando toquen la “Mascara Negra”, la gente toda va a cantar y delirar cuando venda el coro, con aquel arreglo “afrevado” (ya un clásico) que hace todo la gente salta hecho locos. Êta… aprovechen! El “Baile…” salió en el segundo disco de Chico, el Chico Buarque de Hollanda Vol. 2, de 1967, y la “Mascara…” fué compuesta para el Carnaval de 1967 (que buen año!). La versión de hoy es la del próprio Zé Keti. (No logré confirmarlo, pero me parece esa gravación no salió en ningun albun propriemente dicho, pero si en muchas compilaciones. Si alguien tiene informaciones más precisas, avisepor favor.) Bueno, es eso, galera, aprovechen el carnaval!! El UMAPORDIA vuelve despues de la fiesta de Momo, ok? Salve el Cordão Umbilical (Cordón Umbilical) y el Eu Acho É Pouco (Creo que es Poco)!! Abrazos para todos! Escuche la perla de Zé Keti acá y la de Chico Buarque acá!

9 Comentários so far
Deixe um comentário

ziriguidum!

Comentário por Gustavo

NOITE DOS MASCARADOS

C E7 Bm5-/7 E7 Am
Quem é você adivinha se gos – ta de mim

F#m5-/7 B7 Em
Hoje os dois mascara – dos procuram

C#m5-/7 F#7 Dm G7
Os seus namorados perguntando assim

C E7
Quem é você diga logo

Bm5-/7 E7 Am
Que eu que – ro saber o seu jogo

F#m5-/7 B7 Em
Que eu que – ro morrer no seu bloco

C#m5-/7 F#7 Dm G7
Que eu que – ro me arder no seu fogo

C E7
Eu sou seresteiro, poeta e cantor

Em5-/7 A7 Dm
O meu tempo inteiro só zombo do amor

Dm5-/7 G7 Cm
Eu tenho um pandeiro Só quero um violão

D7 Fm G7
Eu nado em dinheiro Não tenho um tostão

C E7
Fui porta-estandarte, não sei mais dançar

Em5-/7 A7 Dm
Eu, modéstia à parte, nasci pra sambar

Dm5-/7 G7 Cm
Eu sou tão menina Meu tempo passou

D7 Fm G7
Eu sou colombina Eu sou pierrô

C E7 Bm5-/7 E7 Am
Mas é carnaval, não me diga mais quem é você

F#m5-/7 B7 Em
Amanhã tudo vol – ta ao normal

C#m5-/7 F#7 Dm
Deixa a festa acabar deixa o barco correr

G7 C E7
Deixa o dia raiar que hoje eu sou

Bm5-/7 E7 A7
Da maneira que vo – cê me quer

D7 G7 C A7 D7
O que você pedir eu lhe dou, seja você quem for

G7 E7 A7 D7
Seja o que Deus quiser, seja você quem for

G7 C
Seja o que Deus quiser

Comentário por Gustavo

Amigo, curta muito o carnaval e mande ver no Cordão!! Abraço forte!

Comentário por umapordia

aliás, Gustavo, vc deve saber se “Mascara Negra” saiu em algum álbum, ou só em coletâneas. algo me diz que deve ter sido uma gravação feita especialmente pro carnaval, fora do contexto de qq álbum (aliás, são poucos os álbuns propriamente ditos do Zé Keti0

Comentário por umapordia

“Máscara negra”, assim como “Bandeira branca” (de 1969), foi um sucesso extemporâneo, pois foi um “hit” quando a “Era de ouro” das marchinhas já tinha acabado e elas já não faziam tanto sucesso. Ela ganhou o primeiro lugar em um concurso de músicas de carnaval, organizado pelo Museu da Imagem e do Som numa tentativa de reviver as marchinhas. O concurso durou mais uns dois ou três anos e acabou. Depois dessas duas, parece que o “cânone” oficial das marchinhas se fechou e não entrou nenhuma pérola (com a possível exceção de “Maria Sapatão” e “Bota a camisinha”, ambas do Chacrinha… há controvérsias…)

Comentário por Gustavo

Zé Keti é gênio da raça. Melodista inspiradíssimo. Vou poder dizer pros meus netos que o vi cantando várias vezes, já velhinho, na Casa da Mãe Joana. Não precisa nem dizer que, na hora do “Máscara negra”, a casa sempre vinha abaixo.

Comentário por Gustavo

MÁSCARA NEGRA

A A5+ A
Tanto riso oh quanta alegria

C#7/5+ Bm
Mais de mil palhaços no salão

E7
Arlequim está chorando

A F#7
Pelo amor da colombina

Bm E7 A
No meio da multidão

F#7 Bm
Foi bom te ver outra vez

E7
Está fazendo um ano

A E7
Foi no carnaval que passou

A G#o Bm
Eu sou aquele pierrô

E7 A E7
Que te abraçou e te beijou meu amor

F#7 Bm
Na mesma máscara negra

E7
Que esconde o teu rosto

A A7
Eu quero matar a saudade

D Dm A
Vou beijar-te agora

F#7 Bm E7 A
Não me leve a mal hoje é carnaval

Comentário por Gustavo

Meu amigo, salve o Cordão Umbilical!!!

Comentário por umapordia

Então já que vocês estão em BsAs e NYNY, morram de inveja… Meu “intensivão” de carnaval foi na quinta feira passada, dois bailes, o segundo no Clube Guanabara (deeentro da Enseada de Botafogo). Pulei até as 5 da manhã, só marchinhas como a minha favorita, que escuto agora enquanto escrevo aqui “não me leve a mal, hoje é carnavaaal”….

Comentário por Paula




Deixe um comentário

