UMA POR DIA


“De noite na cama”, na versão funky de Wilson Simonal by umapordia
janeiro 6, 2009, 12:00 am
Filed under: Música do dia | Tags:

wilson-simonalGalera, dia de clássico, e a música é a fantástica gravação que Wilson Simonal fez de “De noite na cama”, do Caetano Veloso. Saiu no disco Jóia, Jóia, de 1971. Não tive como confirmar cabalmente, mas pelo que pude ver essa seria a primeira ou a segunda gravação dessa música. No mesmo ano, foi gravada por Dóris Monteiro (álbum Dóris), e o próprio Caetano só a gravaria em 1974, no disco Temporada de Verão – Ao vivo na Bahia, quando dividiu o palco com Gil e Gal. A gravação de Simonal é sublime: no Jóia, Jóia ele parece abandonar a estética da pilantragem que o fez famoso para entrar numa onda mais abertamente funk e soul. E o poder funky desse petardo vem embalado em ritmo de baião: coisa da maior qualidade, baião-funk, boa demais. A capa é ótima, Simonal no auge de seus poderes! Logo depois viria aquela calúnia –a de que seria informante do SNI, comprovadamente falsa– que destruiría injustamente sua carreira. Salve!! Escute a pérola aqui!

wilson-simonal_joia-joiaGalera, dia de clássico, y el tema es la fantástica grabación que Wilson Simonal hizo de “De noite na cama”, de Caetano Veloso. Salió en el disco Jóia, Jóia, de 1971. No tuve como confirmarlo totalmente, pero por lo que pude ver seria la primera o la segunda grabación de ese lindo tema. En el mismo año, fue grabado por Dóris Monteiro (álbum Dóris), y el mismo Caetano solo la grabaria en 1974, en el disco Temporada de Verão – Ao vivo na Bahia, cuando dividió el escenario con Gilberto Gil y Gal Costa. La grabación de Simonal es sublime: en Jóia, Jóia parece abandonar la estética de la “pilantragem” (jerga para “sin verguenza”) que lo hizo conocido para entrar en una onda más abiertamente funk y soul. Y el poder funky de ese petardo viene embalado en ritmo de baião: cosa de la mayor calidad, baião-funk, muy bueno. La tapa está bueníssima, Simonal en el máximo de sus poderes! Pronto vendria la famosa calúnia –la de que seria informante do Servicio Nacional de Información, comprobadamente falsa– que destruiría injustamente su carrera. Salve!! Escuche la perla acá!

uma por dia uma música por dia una por dia un tema por dia música brasileira brasileña brasilera em espanhol en español en castellano download

Anúncios

8 Comentários so far
Deixe um comentário

peluca afro, unos pantalones oxford y a bailar!

Comentário por carol

Fabulosa! Botou a versão da Deusa Marisa pra escanteio! Muito bom de ouvir… só falta dançar!

Comentário por Paula

tá linkado, Carlos! parabéns pelo blog! vou ler com calma logo mais. abração,

Comentário por Pedro / OPS™

Isso aqui ta cada vez melhor, hein?

Comentário por Bila Amorim

fala veio, vo linka o blog ae…bem fina as seleções por aqui! grande abraço.

Comentário por antonio

Caro, Paula, Fabiola, Pedro, Antonio, valeu!!
Os comentarios sao a alegria do blog hehehe Como se diz nos países africanos de língua portuguesa: tamos juntos! Abracos

Comentário por umapordia

Fala Carlos tambem vale muito a pena ouvir a versao do Erasmo Carlos no disco Carlos, Erasmo se não me engano de 1970. A banda q acompanha o tremendao é nada menos q os Multantes, e esse disco caso vc não conheça vale ser ouvido do começo ao fim.

Comentário por Rafa El Gonzalez

Fala Rafa, valeu pela dica! Vou escutar logo!!

Comentário por umapordia




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: