UMA POR DIA


Hoje é dia de “Zamba Ben”, com o mestre Marku Ribas by umapordia
dezembro 25, 2008, 12:02 am
Filed under: Música do dia | Tags:

marku-ribas-21Amigos, Marku Ribas é desses gênios perdidos da música negra brasileira que nos últimos anos vem sendo resgatado do esquecimento. Uma viva ao Ed Motta, que, no ano passado, organizou uma bela coletânea que saiu pela Dubas. Figura das mais viajantes, talvez sua própria trajetória colaborou para que ficasse um pouco à margem na MPB balançante dos 70. Morou anos na França, na Martinica e na Jamaica (consta que era amigo de Bob Marley). A música é a sacolejante “Zamba Ben”, que louva o parentesco entre o samba e as raízes angolanas. E o disco é o Underground, de 1973. Discaço, e ainda mais impressionante quando se pensa que saiu no mesmo ano do Tábua da Esmeralda, do Jorge Ben (e três antes do África-Brasil), e um antes do primeiro volume do Racional, do Tim Maia. Aquilo era o estado da arte!! E o cara continuando cantando demais, vozerão impressionante (vale uma olhada no Youtube). Ah, e tá também no post especial Papai Noel Number One, numa super-participação no disco do Curumin que o bom velhinho deixou na árvore de natal do UMAPORDIA. Escute a pérola aqui!

marku-ribas_undergroundAmigos, Marku Ribas es de esos genios perdidos de la música negra brasileira que en los últimos años viene siendo rescatado del olvido. Un viva a Ed Motta, que, el año pasado, organizó un linda colectanea que salió por la Dubas. Personaje de los más trotamundos, quizás su propria trayectoria colaboró para que quedasse un poco al margen de la MPB balanzante de los 70. Vivió años en Francia, Martinica y Jamaica (se dice que era amigo de Bob Marley). El tema es muy bailable samba-funk “Zamba Ben”, que loa el parentezco entre el samba e las raices angolanas. Y el disco es Underground, de 1973. Discazo, más impresionante aún si se piensa que salió el mismo año que Tábua da Esmeralda, de Jorge Ben (y tres antes de Africa-Brasil!), e uno antes del primer volumen de Racional, do Tim Maia. Aquello era el estado del arte!! Y el tipo sigue cantando muchíssimo, una voz impresionante (vale una visita a Youtube). Ah, y está tambien en el post especial (abajo) Papa Noel Number One, en un super-participación en disco de Curumin que el buen viejito dejó en el árbol de navidade de UMAPORDIA. Escuche la perla acá!

uma por dia uma música por dia una por dia un tema por dia música brasileira brasileña brasilera em espanhol en español en castellano

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: