UMA POR DIA


Pra começar: o espírito da coisa by umapordia
dezembro 10, 2008, 11:41 pm
Filed under: Outras

alfajores1Amigos, a inspiração do blog é simples. Com alguma freqüência, mostro alguma música para um amigo ou amiga e o pessoal me diz que gostaria de conhecer mais músicas, estar mais atualizado, e –como sabem que sou meio viciado em música (o nome técnico disso é a deliciosa palavra “melômano”)– que gostaria que eu passasse recomendações. Bom, então o espírito da coisa é “mostrar música pros amigos”, que estão espalhados pelo mundo e dos quais tenho tantas saudades. Como ando vivendo em terras rioplatenses, o blog vai ser bilingüe (se alguém quiser torná-lo trilíngüe, traduzindo pro inglês, a contribuição vai ser muito bem-vinda).

O método é ainda mais simples: a cada dia (de segunda a sexta), vou postar uma música e mandar um email avisando (quem quiser ser inscrito na lista, basta mandar um email para o umapordia@gmail.com). Acho que a maioria dos potenciais ouvintes de boa música não tem tempo e se sente intimidada diante de um álbum desconhecido inteiro. É mais eficaz “jogar as pérolas aos poucos”, como diria o Zé Miguel Wisnik. Uma música por dia vicia, já dizia Dona Maria. Quem gostar da música é capaz de querer escutar mais e buscar o disco. E, já se sabe, não há nada que não se encontre na internet. Pra facilitar a vida dos não iniciados no mp3, os links para as músicas direcionam o ouvinte para o Zshare. Ao clicar, a música começa a soar sozinha; a pessoa só faz o download se quiser.

Por fim, o conteúdo. Me concentrarei principalmente em música brasileira, principalmente contemporânea, principalmente pouco conhecida, se for balançante, ainda melhor. A quantidade de música boa que se anda fazendo no Brasil é impressionante. Pra conhecer, tem que viajar pelo mundo da internet. Inevitavelmente visitaremos também uns clássicos, próceres como Tom, Pixinguinha, Moacir Santos, etc, sobretudo temas menos conhecidos. E também não vou resistir a, de vez em quando, colocar sons não brazucas, sobretudo se vierem do genial Planeta Funk criado por Jedis como James Brown, Fela Kuti, George Clinton, Jorge Ben, Hugh Masekela, Chico Science, Manu Dibango e outros. Sei lá, a idéia é divulgar o que precisa ser divulgado, coisas desse vasto mundo independente que passa longe das grandes gravadoras, das rádios e da MTV.

Este blog só é possível por causa da minha coleção de cds e, sobretudo, da generosidade de muitos outros blogueiros que vêm fazendo um trabalho incrível de divulgação da cultura musical brasileira e universal. Recomendo nos links ao lado alguns dos meus preferidos, mas a lista é infinita.

Salve simpatia e som na caixa!

 Amigos, la inspiración del blog es sencilla. Con alguna frecuencia, enseño temas para un amigo o amiga y la gente me dice que le gustaria conocer más música, estar más actualizado y –como saben que soy medio adicto a la música (el nombre tecnico de eso es la linda palabra “melómano”)– que les gustaria que les pasara recomendaciones. Bueno, entonces el espírito de esto es algo como “enseñar temas a los amigos”, que estan por el mundo y a los cuales mucho extraño. Como estoy viviendo en tierras rioplatenses, o blog va a ser bilingue (si alguien se anima a hacerlo trilingue, traduciendo los posts para el ingles, la contribución va a ser muy bienvenida).

El metodo es aún más sencillo: a cada dia (de lunes a viernes), voy a poner una canción y mandar un mail avisandolo (quien quiera ser inscripto en la lista puede mandar mandar un mail al umapordia@gmail.com pidiendolo). Creo que la mayoria de los potenciales oyentes de buena musica no tienen tiempo y se siente intimidada delante de todo un álbum desconocido. Es más efectivo “tirar perlas de a pocos”, como dice Zé Miguel Wisnik. Una canción por dia envicia, ya dice Doña Maria. Quien le guste el tema es capaz de querer escuchar más y buscarse el disco. Y ya se sabe, no hay nada que no se encuentre en internet. Para facilitar a los no iniciados en el mp3, los links para los temas direccionan el oyente para el Zshare. Al hacer el clic, el tema empieza a sonar solo; solo hace el download el que quiera.

Por fin, el contenido. Me concentraré sobretodo en la musica brasilera, sobretodo contemporanea, sobretodo poco conocida, si es bailable, mejor. La cantidad de musica buena que se hace hoy en Brasil es impresionante. Para conocerla, hay que viajar por el mundo de internet. Inevitablemente visitaremos tambien unos artistas clasicos, proceres como Tom, Pixinguinha, Moacir Santos, etc, sobretodo temas menos conocidos. Y tambien no voy a resistir la tentación, de a rato, de  poner unos temas no brazucas, sobretodo si vienen del genial Planeta Funk creado por Jedis como James Brown, Fela Kuti, George Clinton, Jorge Ben, Hugh Masekela, Chico Science, Manu Dibango y outros. Bien, la idea es difundir cosas que necesiten ser difundidas, cosas de ese vasto mundo independiente que pasa lejos de las grandes grabadoras, de las radios y de MTV.

Este blog solo es posible por mi coleción de cds y, sobretodo, por la generosidad de muchos otros blogueros que vienen haciendo un trabajo increíble de difusión de la cultura musical brasileña y universal. Los links en la lateral llevan a algunos de mis preferidos, pero la lista es infinita.

Salve simpatia e som na caixa!

(P.S. para los hispanohablantes: perdonenme, pero van a tener que aturar unos errores de español)

Anúncios

12 Comentários so far
Deixe um comentário

MERCI !!!

Comentário por ranapatagonica

Oba! Adorei a iniciativa e serei umas das visitantes. Preciso de som bom para aquecer meus dias cinzas em Berlim.
beijos, muitos
Dani

Comentário por Daniela de Paula

Salve, simpatia! Lembro que, da primeira vez que ouvi falar do projeto do blog, estávamos sentados nas populares superiores de La Bombonera, esperando o início de um Inter x Boca memorável. No intervalo da partida, enquanto traçávamos incógnitos um choripán na Glorieta de Quique, seguimos falando sobre a idéia que, desde o primeiro momento, me pareceu genial. Depois, vieram os primeiros testes, os ajustes (“mais graves, mais médios, mais agudos, mais tudo porra!”) e, finalmente, chegou o grande dia, Dona Maria. Os bichos pretos mundo afora, os comedores de porotos negros, os heróis do mangue, da bossa, do choro, do samba e do funk, os pirocos de Almagro e a comunidade afrozuka-rioplatense estão em festa. Agora, é um carnaval por dia! Blog pro mato que é jogo de campeonato!

Comentário por Christian

Adorei a sua idéia e serei uma visitante frequente!!!
bjs
Manu

Comentário por manuela

Fantastico!!!! Sem palavras. Sou so ouvidos!!!

Comentário por Tiago Quental

Bacana a iniciativa – já está no meu agregador de RSS. Abraços, F

Comentário por Camburizinho

Adorei 3namassa!!

Comentário por carol

Uma por dia vicia meeeesmo! Sou fã de carterinha!!

Comentário por Larissa

Querido, que bacana!! Também sou louca por música, mas sempre me faltou paciência pra pesquisar novidades na internet, então muuuuito obrigada 🙂 “umapordia” é a idéia de blog mais original e generosa que conheci nos últimos tempos. Bravo!

Comentário por Tuila

Pessoal, valeu pela força, pelo incentivo, pelo carinho… abraços pra todos!!

Comentário por umapordia

Viciante. Fantástico. VIVA O UMAPORDIA!
… mas tenho que confessar… já estou sonhando com uma FESTA UMAPORDIA… só os sucessos do blog.. Porque se já é bom ouvir diariamente uma pérola sentada na frente do computador na minha sala de trabalho, imagine DANÇAR todo o colar de pérolas!

Comentário por Paula

CONTA GOTAS
como tô no planeta pernambuco ( o lugar mais efervescente do planeta entre janeiro e fevereiro ) , aí vai Uma dica não carnavalesca !

FESTIVAL DE BLUES E JAZZ DE GARANHUNS
http://www.garanhunsjazz.com.br/

PARA QUEM QUER TER UMA IDÉIA PANORÃMICA DESTA CIDADE VISITE
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=743800
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=488291

Comentário por clausius




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: